6 Dicas para se prevenir de doenças
Tenha saúde – Previna-se de doenças!
Nos dias de hoje já são conhecidas as causas de quase todas as doenças existentes e sabemos, por consequência, como evitá-las. Cuidar da nossa saúde passa por diversas vertentes e sendo ela o nosso bem mais precioso é necessário, de forma a ter uma boa qualidade de vida e ser saudável, ter os cuidados básicos que sempre nos foram ensinados tais como ter uma alimentação saudável e balanceada, praticar exercícios físicos e não ser sedentários, entre outras. É preciso sempre dar atenção à nossa saúde através de cuidados diários e o nosso corpo nos agradecerá com vitalidade e disposição.
Existem, contudo, certas atitudes preventivas que podemos adotar na nossa vida de forma a evitar que certos problemas de saúde nos atinjam e, apesar de existirem várias doenças que não conseguimos prevenir, existem hábitos simples que podemos ter no nosso dia-a-dia e que nos ajudarão na prevenção e a nos mantermos saudáveis.

1 Higiene
Existe um leque variado de doenças que a causa principal é a falta de higiene sendo que as bactérias, virus, protozoários e vermes conseguem se instalar no nosso corpo e causar doenças tais como a sinusite, sarna, micose, furúnculo, conjuntivite e a otite. É preciso proteger o nosso corpo através da higiene de forma a prevenir contra os estímulos externos tais como o ataque desses micro-organismos.
Como podemos fazer isso? Através de cuidados com a limpezas das nossas casa, dos nossos objetos pessoais e principalmente evitar que os mesmos fiquem expostos nas casas de banho sendo que, é provado que ao puxarmos o autoclismo com a tampa da retrete aberta, os germes são expulsos para o ar e podem ficar no ambiente durante até 2 horas portanto ter cuidado nesse aspecto é indispensável e hábitos tão simples como lavar as mãos antes das refeições fazem grande diferença para a saúde.
2 Alimentação
Problemas como hipertensão, diabetes, alzheimer e obesidade são apenas alguns exemplos de doenças que podem ser evitadas através de uma alimentação saudável e, por saudável entende-se várias refeições ao dia sendo que as mesmas devem ser compostas por alimentos balanceados, preparados de forma higiênica e ter uma dieta rica em nutrientes. Os alimentos são a nossa fonte de energia e força e podem por si influenciar na prevenção de doenças portanto, ao termos uma rica alimentação, podemos evitar uma serie de enfermidades além de que o nosso sistema imunológico ficará regulado e por consequência todas as partes do nosso organismo irá ter um melhor funcionamento.
3 Atividades Físicas
Praticar exercício físico é um elemento essencial na prevenção diária contra doenças, isso porque ao praticarmos uma atividade física a nossa concentração, disposição e auto-estima irão aumentar e, como consequência, o nosso bem-estar aumentará e o percentual existente de gordura e colesterol irá diminuir. A obesidade, hipertensão e diabetes são exemplos de doenças que podem ser prevenidas se adotarmos esse hábito saudável no nosso dia-a-dia.
4 Pele
O cancro da pele é o tipo de cancro mais frequente nos indivíduos de raça branca e a sua incidência tem vindo a aumentar progressivamente portanto, o uso do protetor solar é indispensável para todos porque, além da proteção base contra os raios UVs, é um aliado também em problemas como a desidratação, queimaduras, acne e oleosidade da pele. Tome nota que o protetor solar não deve ser utilizado apenas em dias de sol e, também, em dias nebulosos sendo que diante a essa condição atmosférica os raios solares podem se intensificar devido a estarem-se a refletir fora da borda da nuvem.
A micose é outra doença cutânea que poderá ser evitada com o simples cuidado do uso de chinelos em áreas públicas que envolvam água, tais como tomar banho no ginásio, praias, e piscinas. Tenha atenção que a época balnear aproxima-se e de forma a também prevenir-se de doenças causadas por fungos tais como frieiras, deverá higienizar o seu corpo e secá-lo com toalhas limpas após mergulhos e banhos longos.
5 Mente Ativa
O termo saúde não deve ser associado apenas ao bom funcionamento do corpo, deve também ser associado à importância de mantermos a nossa mente tão saudável quando o resto do nosso corpo.
Hábitos diários podem ser adotados de forma a que a mente continue a funcionar bem e desta forma evitar com que doenças como o Alzheimer e a demência se mantenham longe de nós e, ao manter esses hábitos existem menos chance de perca de poder sobre as funções cerebrais; Hábitos como jogos de raciocínio, leitura, artesanato ou apenas uma vida socialmente ativa são exemplos de como é possível manter a mente ativa e a estarmos longe de possíveis doenças e ter uma vida mais adequada.