• Azeens

O que é a artrite?

Conheça a Artrite

A artrite é uma designação genérica de várias doenças que podem causar dor e inflamação nas articulações. As articulações são as zonas mais afectadas, mas também tendões, ligamentos e músculos podem ser lesados, contudo por vezes a pele também pode ser afectada.


A sua causa ainda não é conhecida mas sabe-se que poderá haver uma predisposição genética para se vir a sofrer desta doença, e também na maior parte dos casos, a doença começa lenta e progressivamente.

Regra geral acaba por originar dor, principalmente nas articulações das mãos, pés e cotovelos, podendo afectar outros órgãos como os olhos, o coração, as glândulas salivares e lacrimais. Há vários tipos de artrite. Os dois tipos mais comuns são a artrite reumatóide (AR) e a osteoartrose (OA).


A OA manifesta-se geralmente a partir dos 50 anos e afecta sobretudo as mulheres. O aumento da esperança média de vida da população portuguesa faz prever uma maior incidência desta patologia, que produz uma degeneração da cartilagem articular, que facilita o movimento das articulações, com dor e inflamação nas mesmas. Em muitas ocasiões de forma assintomática a OA apresenta uma prevalência que aumenta com a idade, sendo os principais afectados, idosos e obesos.


A AR, é mais frequente entre as mulheres e a proporção é de um homem para três mulheres com AR. É uma doença auto-imune (o mesmo é dizer, causada por uma alteração dos sistemas de defesa, que reagem contra o próprio organismo) que se caracteriza pela inflamação de uma ou várias articulações. A AR na sua forma mais severa diminui a esperança média de vida entre cinco a dez anos, mas também provoca dor, inflamação, podendo ocasionar deformações físicas graves e lesões orgânicas. A incapacidade e os sintomas podem aparecer em qualquer idade, mas é mais frequente entre os 40 e os 50 anos.


Existem outras doenças que também podem causar artrite, entre elas:


· A Gota, em que os cristais se formam nas articulações. Afecta normalmente, os pés.

· O Lúpus, na qual o sistema imunológico pode danificar as articulações, o coração, a pele, os rins e outros órgãos.

· A hepatite viral, na qual uma infecção do fígado pode causar artrite.




Fatores de Risco


Género

As mulheres são frequentemente mais afectadas (quatro mulheres para um homem).


Idade

É, sobretudo, uma doença dos adultos jovens e das mulheres pós-menopáusicas.


Historial de doenças e vacinações

Esporadicamente, surgem casos de artrite depois de infecções por parvovírus e vírus da rubéola ou vacinações para a rubéola, tétano, hepatite B e influenza.


Sintomas

· Ter dificuldade em caminhar é geralmente um dos primeiros sintomas a aparecer.

· Alguns tipos de artrite podem afectar diferentes partes do corpo. Junto com a artrite, outros sintomas podem ser: Ter febre, Perder peso, Ter problemas respiratórios, Sentir comichão.


Estes sintomas também podem ser sinais de outras doenças, por isso é importante consultar um médico. Muitos doentes reumáticos usam chás ou remédios comuns para a dor, por isso é importante avisar o médico do consumo desses produtos. Só o médico pode diagnosticar a artrite ou alguma doença relacionada e criar uma estratégia de tratamento. É importante também não esperar. Não se esqueça de alertar, também, sobre quaisquer lesões que tenha sofrido. Normalmente, o médico serve-se de raios-x e exames sanguíneos para determinar se tem artrite, e de que tipo.


Tratamento

Depois de diagnosticar que tipo de artrite tem, o médico vai determinar o melhor tratamento, que pode incluir remédios para a dor, para a inflamação e para a rigidez das articulações e cremes ou pomadas para aliviar as dores locais.


Às vezes, mesmo com a medicação, a dor persiste. Nessas horas, é possível usar algumas técnicas para se sentir melhor:

  • Tomar um banho morno

  • Fazer alguns exercícios leves

  • Aplicar gelo na área afectada

  • Repousar a articulação afectada

Se a dor persistir, mesmo com a medicação, é necessário avisar o médico, que pode prescrever outros tipos de medicação, mais adequados para o seu caso.


Magnésio e Artrite

A falta de magnésio faz que os músculos fiquem mais tensos, aumentando a força de atrito e o desgaste das cartilagens articulares.

O Magnésio evita o depósito de cálcio nos tecidos das juntas, mecanismo que causa a osteoartrite, e age como um anti-inflamatório, e ainda faz parte do electrólitos que beneficiam o funcionamento dos músculos, cujos sinais de carência são cãibras e também fraqueza muscular.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
NEWSLETTER azeens

Receba as nossas newsletters e fique a par

de todas as novidades e promoções Azeens!

AZEENS
SIGA-NOS

© 2020 Azeens por Repleto de Vida Lda.

Azeens Lda. 

Via José Régio,400
Vilar do Pinheiro, 4485-860

NIPC PT509894623

Telefone: 800 215 216/ +351 229 279 815

Email: contact@azeens.com

azeens.com

livroreclamacoes-300x123.png
Métodos de Pagamento
Métodos de ENVIO
0